13 de maio de 2024

O Rio Grande do Sul completou, nesta segunda-feira (13), duas semanas da tragédia que já deixou 147 mortos após os temporais e as cheias que atingem diversas regiões do estado. No início da tarde, o lago Guaíba voltou a ultrapassar os 5 metros na capital Porto Alegre, depois de uma semana baixando lentamente.

Após o fim de semana de chuvas intensas, o dia começou com os alertas dos especialistas: a semana traz mais chuva ao estado, a partir de quarta, em um cenário já com alta dos rios, risco de deslizamentos e chegada do frio.

Guaíba de novo a 5 metros

Durante a manhã, o Guaíba voltou a superar os 4,76 metros da enchente histórica de 1941. Às 17h15, o lago estava em 5,04 metros em Porto Alegre, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA).

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS projeta que o nível máximo do Guaíba pode alcançar em torno de 5,40 metros nesta terça (14) – cerca de 20 centímetros a mais que o recorde batido na última semana, de 5,35 metros.

A Prefeitura de Porto Alegre construiu uma barricada improvisada em frente à Usina do Gasômetro, região central da cidade, para conter o avanço das águas do lago. As barreiras têm 1,80 metro e foram montadas com dois andares de sacos de areia. As estruturas estão localizadas na Avenida Presidente João Goulart e na Rua General Salustiano, no Centro da Capital.

Por Gustavo Chagas, g1 RS e RBS TV

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Brasil
GOVERNO  NOVO
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
27/05 Seg
Máxima.: 32°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 2mm
Probabilidade: 90%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade