22 de novembro de 2023

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) protestam fizeram um protesto, na manhã desta quarta-feira 22, em frente à Governadoria, situada no bairro de Lagoa Nova, zona Sul de Natal. Eles reivindicam a reposição de perdas salariais e realização de concurso público, através de uma mobilização feita pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta  do RN (Sinai-RN).

Utilizando faixas e veículos, os manifestantes caminharam pela BR 101 até chegar à Governadoria.

De acordo com o sindicato, o último concurso foi realizado em 2010. A categoria alega que metade dos servidores está prestes a se aposentar. Os serviços a serem afetados são o de registro de veículos e vistoria.

Também participaram do ato, trabalhadores da Emater, Emparn, Fundase, Ceasa e Fundação José Augusto.

Além do Detran, participam da ato coletivo os servidores da Emater, Emparn, Fundase, Ceasa e a Fundação José Augusto.

Paralisação
Pelo menos duas categorias vão paralisar as atividades: os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) e do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern). No caso do Detran, a paralisação será nos dias 22, 23 e 24 (quarta a sexta). Já os funcionários do Ipern vão cruzar os braços só nesta quarta.

Além da paralisação dos funcionários do Detran e do Ipern, servidores de outros órgãos – como DER, Emater, Fundação José Augusto, Fundase e Idema – farão uma manifestação pelas ruas de Natal. Uma caminhada sairá das imediações do shopping Midway Mall em direção ao Centro Administrativo do Estado.

De acordo com Santino Arruda, vice-coordenador do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai-RN), a paralisação do Detran e do Ipern e a caminhada das demais categorias têm o objetivo de protestar contra a decisão do Governo Fátima de suspender negociações sobre reajuste salarial e concurso público. As categorias cobram, também, o pagamento de auxílio-alimentação, reestruturação de planos de carreiras e definição sobre o 13º salário de 2023.

“É insuportável a nossa situação com tantas perdas salariais. O governo anunciou que não vai ter mais recomposição enquanto não houver a definição sobre o ICMS em 20%. Isso deixou todo mundo apático, surpreso e numa situação muito ruim, porque havíamos acertado a recomposição salarial e tínhamos a indicação de que o concurso iria sair a partir de um TAG”, afirma Santino Arruda.

“Os servidores do RN estão cansados de esperar e as suas reivindicações são justas”, complementa o sindicalista.
AgoraRN

 

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: RN
GOV ABRIL
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
17/05 Sex
Máxima.: 35°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 10mm
Probabilidade: 90%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
União Play
Publicidade