23 de outubro de 2014
Socorristas transportam um dos feridos durante tiroteio no Memorial Nacional da Guerra

Socorristas transportam um dos feridos durante tiroteio no Memorial Nacional da Guerra

Ottawa (DW/AE) – O coração da capital canadense viveu momentos de terror ontem quando um homem armado matou um soldado que fazia a guarda do Memorial Nacional de Guerra, invadiu o prédio do Parlamento, onde estava o premiê Stephen Harper, e disparou vários tiros, até ser morto pela polícia. Duas pessoas ficaram feridas. O ataque foi o segundo contra um militar canadense no intervalo de três dias – na segunda-feira, dois soldados foram atropelados, um deles de forma fatal, por um homem ligado a grupos jihadistas em Quebec. Os dois ataques aumentaram o temor de que o Canadá, aliado dos Estados Unidos, passe a ser alvo de ações terroristas.

O presidente americano, Barack Obama, classificou o tiroteio como um evento “trágico”, que reforça a necessidade de vigilância. Segundo ele, é importante para o Canadá e os Estados Unidos estarem em sintonia quando o assunto é atividade terrorista. As defesas aéreas de EUA e Canadá foram colocadas em estado de alerta, de forma a responder rapidamente a qualquer incidente envolvendo aviões que possa estar relacionado com o tiroteio.

Segundo a Casa Branca, Obama aproveitou o contado com o primeiro-ministro  para oferecer qualquer assistência necessária e manifestou solidariedade em nome do povo dos EUA.

Até as 20 horas (horário de Brasília) a polícia canadense não sabia a motivação do ataque. O atirador foi inicialmente identificado como Michael Zahaf Bibeau, aparentemente sem ligações com grupos radicais.

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Internacional
FAO
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
20/05 Seg
Máxima.: 35°c
Minima.: 23 °c
Chuva: 2mm
Probabilidade: 90%
Sol, com muitas nuvens à tarde e com pancadas de chuva. À noite, mais pancadas de chuva.
União Play
Publicidade