21 de abril de 2020

O Instituto de Medicina Tropical (IMT/UFRN) e o Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT/UFRN) realizaram mais 397 testes para detecção da Covid-19. Desse total, 99 acusaram positivo para a infecção causada pelo novo coronavírus. Desde o início do trabalho, em 26 de março, foram testadas 2.245 amostras com 18% de confirmação da nova doença (402).

Os testes foram adquiridos com recursos da própria UFRN e do IMT. As amostras são enviadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Lacen/RN), que realiza a coleta, e então testadas pela equipe da Universidade na unidade clínica do IMT. Estão envolvidos ainda nesta ação profissionais da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) e dos departamentos de Bioquímica (DBQ), Microbiologia e Parasitologia (DMP) e Biologia Celular e Genética (DBG).

Os gráficos apresentados trazem quantidades de testagens diferentes porque depende da remessa do estado, responsável pela divulgação total e oficial dos dados da Covid-19. A médica Selma Jerônimo, diretora do IMT, reforça que os números não refletem a situação epidemiológica atual do estado, visto que foram colhidos em datas e localidades diferentes. “Os números apenas mostram o quantitativo de exames realizados pela Universidade em parceria com o Lacen”, completa.

A parceria com o Governo do Estado vem acontecendo desde o início da pandemia. O trabalho da UFRN, realizado de domingo a domingo, faz parte da força-tarefa organizada para reforçar o trabalho no combate à doença. A estrutura reforçada no IMT está preparada para realizar mais de 100 mil testes, a fim de ampliar a capacidade de diagnóstico no estado, atendendo principalmente ao grupo de profissionais da saúde.

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: RN, Saúde
FAO
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
29/04 Seg
Máxima.: 33°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 10mm
Probabilidade: 90%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade