Segundo a Secretária de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) foram diagnosticados dois casos de sífilis e um de HIV em Caicó, durante a mobilização do “Fique Sabendo” realizado no período de 27 de fevereiro a 02 de março, durante o carnaval . Foram feitos 218 testes, sendo que 109 de HIV e 109 de sífilis.
Já no município de Parnamirim, a Sesap informa que foram realizados 800 testes rápidos, com 400 para cada uma das doenças (Sífilis e Aids), sendo constatados 5 casos como positivo para sífilis.
Em todos os municípios do estado houve a distribuição de preservativos masculinos e material educativo em bares, clubes e nas festas de rua. De acordo com a responsável técnica pelo programa, Sônia Cristina Lins, não se imaginava que se faria tantos exames no período.
Ela acrescenta que os dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil possui atualmente cerca de 800 mil pessoas vivendo com o vírus da AIDS, destas 150 mil não sabem de sua sorologia.
Caso o exame seja positivo, a pessoas é encaminhada para tratamento nos serviços de referência em um dos treze serviços de Atenção Especializada localizados nos municípios de Natal, Mossoró, Santa Cruz, São José do Mipibu, Macaíba, São Gonçalo, Caicó, Pau dos Ferros, e Parnamirim.
De Fato